terça-feira, 5 de janeiro de 2010

BREVE HISTÓRIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

A Ginástica, enquanto prática do exercício físico surgiu na Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estagnou da Idade Média, fundamentou-se da Idade Moderna e sistematizou-se no início da Idade Comtemporânea.
Segundo alguns estudos, a Ginástica Artística surgiu no Antigo Egipto, com as pessoas a realizarem acrobacias nas ruas como forma de entreter aqueles que passavam. Esta prática permitia também o desenvolvimento constante de habilidades corporais, o que levou a que fosse adaptada ao treino militar. Na Grécia Antiga a Ginástica também se desenvolvia e era utilizada com frequência. Em Roma a Ginástica era usada como treino militar, como meio de preparação para a guerra.
O vazio aconteceu na Idade Média, com o corpo a ser usado apenas para a purificação da alma, fruto das crenças dos Cristãos, que levaram a que a Ginástica apenas fosse utilizada pelos escravos e como forma de entreteram os seus senhores. Pouco antes da Idade Moderna começou assistir-se a um crescimento da Ginástica como exercíco físico, através dos filósofos e educadores Rosseau e Pestalozzi e essencialmentecom Guths Muths, considerado o pai da Ginástica Escolar, que inventou várias técnicas e exercícios gímnicos, já com o uso de aparelhos e com o objectivo de enaltecer os benefícios corporais ligados à saúde.
Na Idade Moderna deu-se o ressurgimento da Ginástica com Friedrich Ludwing Jahn (1775-1852), que em 1811 fundou em Berlim o primeiro local voltado apenas para a prática da Ginástica. Esse local era um ginásio ao ar livre que incluia alguns aparelhos com o objectivo de desenvolver um ritmo perfeito do movimento e consequentes acrobacias. O Professor Jahn inspirou-se no espírito patriota pelo seu pai e também pelos escritos de Muths e dessa forma levou a que os jovens da cidade praticassem sistemáticamente Ginástica, em prol das antigas tradições da nação, espalhando-se esta ideia um pouco por todo o Mundo. Estes foram os passos chave para a difusão da modalidade nas escolas. Posteriormente foram criados Clubes de Ginástica Internacional e gradualmente foram estabelecidas associações.
Após esta difusão, no século XIX formaram-se três sistemas de Ginástica: a Alemã com a Ginástica Desportiva (movimentos complexos nos aparelhos), a Francesa com a Ginástica Militar e o sistema Sueco com a Ginástica orientada para o desenvolvimento das capacidades motoras. Esta notória distinção levou à criação de Federação Europeia de Ginástica (FEG) que rapidamente se transformou em Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1921. Pouco depois dão-se em Amesterdão os Jogos Olímpicos, que ainda hoje são a competição mais desejada pelos ginastas.
A Ginástica que vemos nos nossos dias foi fruto de alterações de uma longa evolução, adequada às novas capacidades físicas e motoras dos ginastas, porque com o passar dos anos houve uma tendência natural para o aperfeiçoamento das habilidades, tal como o aumento da força física, todos eles derivados de factores externos, mas com influência muito directa na perfomance dos atletas.

Sem comentários:

Enviar um comentário