terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DOS APARELHOS

Solo: o solo é feito em material elástico, que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e das passadas. Este aparelho tem a dimensão de 12x2m, no qual o ginasta procura usufruir do espaço para executar movimentos predominantemente acrobáticos, combinados com outros movimentos de força, de flexibilidade e de equilíbrio, com combinações coreográficas, formando um todo harmonioso. Os ginastas masculinos dispõem de um total de 70 segundos para executar a prova, ao passo que as mulheres têm 90 segundos, com a particularidade de incluir música instrumental.

Elizabeth Tweddle (GBR) - Medalha de Ouro nos JO

Cavalo com arções: este aparelho possui dimensões de 1,15mx1,60mx35cm. As arções estão adequadamente ajustadas e à altura de 12cm. Os exercícios que prevalecem são circulares, apelidados de "círculos" (executados com os MI juntos) e pendulares "tesouras" (executados com os MI afastados) e devem ser executados em todas as partes do cavalo, sem paragens.

Louis Smith (GBR) - Medalha de Prata nos JO

Argolas:
com um diâmetro interno de 18cm, estão à distância uma da outra de 50cm. estão presas a uma estrutura própria e ficam a 2,75m do solo. Neste aparelho o ginasta deve apresentar uma série de movimentos estáticos, alternados com elementos de balanço à frente e à rectaguarda e de força. O exercício deve ser concluído com uma saída acrobática. Durante a execução destes movimentos há uma grande tendência desta estrutura em tremer, pelo que, quanto mais controlados forem os exercícios, menor serão as oscilações e mais premiado é o atleta.

Yuri Van Gelder (NED) - Medalha de Ouro JO

Saltos:
são caracterizados por serem a prova mais rápida da Ginástica Artística. São executadas após uma corrida de 25m, com chamada a dois pés sobre o trampolim, com dimensões de 120x95cm e um curto apoio das mãos na "mesa" de saltos.

Thomas Bouhail (FRA) - Medalha de Ouro nos JO

Paralelas simétricas: possuem medidas compreendidas entre 1,95x3,5m e estão à distância de 42cm a 52cm uma da outra. Os ginastas devem aproveitar todo o comprimento das barras apresentando movimentos acima e abaixo destas. Os exercícios devem ser predominantemente combinados entre balanços, voos e posições estáticas. A saída e o final da prova devem ser em acrobacia.

Yann Cucherat (FRA) - Medalha de Ouro nos JO

Barra-fixa:
este aparelho está preso sobre uma estrutura de metal a 2,75 m do solo e possui 2,40 m de comprimento. A prova consiste em movimentos de balanço contínuos, demonstrando mudanças de pegas com rotações, elementos com vôo, de forma a largar e voltar à barra. A saída é de extrema dificuldade pois deve incluir movimento acrobático de difícil controlo do corpo e ao mesmo tempo espectacular pela altura que o ginasta atinge antes de chegar ao solo.

Zou Kai (CHN) - Campeão do Mundo

Trave:
é constituída por material aderente. Está a 1,25m do solo e possui 5m de comprimento e 10cm de largura. As ginastas devem executar saltos mortais, rondadas, passos e coreografia. Os elementos obrigatórios incluem um giro de 360 graus, um salto com uma separação de pernas de 180 graus e séries acrobáticas para a frente e para trás. Durante a prova a atleta tem de percorrer toda a barra. A subida ao aparelho pode ser efectuada por uma simples impulsão e tem de ser efectuada pela própria ginasta, sem qualquer ajuda.

Shawn-Johnson (USA) - Medalha de Ouro nos JO

Barras assimétricas:
este aparelho é fabricado com fibras sintéticas e por vezes de material aderente. As barras estão dispostas paralelamente, mas com posicionamentos de altura distintos. A mais alta tem 2,36m e a mais baixa tem 1,57m. Esta diferença permite às ginastas executar uma grande variedade de movimentos alternados, sem limitações, mas com elementos gímnicos obrigatórios. Os exercícios devem então conter movimentos de impulso, vôo e estáticos, ligados com rotações e transições. Na eventualidade de um atleta cair terá apenas 30 segundos para retomar a sua posição.

He Kexin (CHN) - Medalha de Ouro nos JO

2 comentários: